Qui, 13 de Dezembro de 2012 12:25    PDF Imprimir E-mail

Em grande fase, Rafael Miranda pretende permanecer no futebol europeu


Cinco anos no Atlético/MG, um semestre no Atlético/PR e agora três anos no Marítimo, de Portugal. Este é o currículo do meio-campo Rafael Miranda, hoje com 28 anos, no profissional. Após viver altos e baixos na carreira, o jogador considera que está atualmente no seu melhor momento profissional.


Estou muito adaptado ao Marítimo e ao futebol português. Em três anos, pude conquistar meu espaço na equipe. Hoje ainda tenho a incumbência de ser o capitão do Marítimo, algo que me orgulha muito. Nesta temporada conseguimos levar o clube, pela primeira vez em sua história (101 anos de fundação) à fase de grupos da Liga Europa. O relacionamento e o respeito com a torcida aqui na Ilha da Madeira é o melhor possível. Estou muito feliz por este momento”, comentou Rafael Miranda. “Aqui no futebol português as pessoas valorizam muito o jogador tático, que exerce bem sua função dentro de campo. Não é como no Brasil, que quase sempre quem faz gol é o melhor em campo. Neste ponto, Portugal está na frente”, ressaltou.


Porém, o jogador ainda não sabe sobre seu futuro. Seu contrato com o Marítimo expira em junho de 2013. A partir daí, Rafael Miranda está livre para negociar diretamente com outra equipe, embora o clube português já tenha manifestado interesse na renovação. “Ainda é cedo pra falar na próxima temporada. O Marítimo já me procurou para renovar. Gosto muito de Funchal, do Marítimo. Tenho uma boa relação com a diretoria e a renovação pode acontecer. Mas também preciso pensar em uma projeção, já que estou em um bom momento. A carreira do jogador é curta. Tenho que aproveitar que estou com 28 anos, com boa forma física. Já tem algumas sondagens de outros clubes, mas nada concreto. Vou analisar as possibilidades para saber o que será melhor, mas sempre dando prioridade ao Marítimo”, comentou.


Sobre voltar ao futebol brasileiro, o jogador não descarta. “Sinceramente não sei o que vai acontecer a partir de julho de 2013. A possibilidade existe, embora eu ainda tenha interesse em continuar no futebol europeu. Minha ideia seria continuar aqui na Europa e retornar ao Brasil em três ou quatro anos. Mas não dá pra fazer este planejamento ao certo. Vamos ver o que vai acontecer na janela de transferências”.


Próximo jogo contra o líder Benfica


Com a camisa do Marítimo, Rafael Miranda já fez 105 partidas (99 como titular) e marcou quatro gols. Em toda a carreira profissional, o jogador já tem 290 jogos. Seu próximo jogo será contra o líder Benfica, em Lisboa, no próximo sábado (15/12), pelo Campeonato Português.


Será um grande jogo. Enfrentar o Benfica no Estádio da Luz é um desafio para todos no futebol português. O elenco da equipe deles é muito qualificado e não é por acaso que eles estão na liderança. Mas são 11 contra 11 dentro de campo, ou seja, vamos tentar trazer pontos para a Ilha da Madeira”, finalizou Rafael Miranda.